O projeto

Nossa Mídia é uma iniciativa que busca introduzir fundamentos da educomunicação e da comunicação comunitária em escolas do litoral paranaense. A educomunicação é uma vertente da educação que compreende a necessidade de capacitação dos jovens para que tenham uma visão crítica dos meios de comunicação, compreendendo a função social, política e cultural da mídia. Outro objetivo é capacitar a comunidade para que produza seus próprios veículos de comunicação, ou seja, educar pela comunicação e para a comunicação.

Num primeiro momento, é preciso trazer meios como o jornal, o rádio e a internet para perto dos alunos e de toda a comunidade, tornando-os ferramentas cotidianas que auxiliem na aprendizagem. Em seguida é preciso educar para os meios, levando o público a uma análise crítica dos conteúdos midiáticos e de como eles constróem noções de realidade. O objetivo final do processo educomunicador é levar à produção de comunicação em suas diversas formas, buscando retratar a realidade da comunidade e atendendo às suas próprias demandas.

O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná e financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras da Seti – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A coordenação do projeto está a cargo de Mário Messagi Jr., que conta com a colaboração do orientador Toni André Scharlau, três bolsistas profissionais e cinco bolsistas alunos do curso de Comunicação Social da UFPR.