Panorama da Comunicação atual no Brasil

O homem tem necessidade de comunicar-se. É através da comunicação que ele constrói relações sociais e comerciais, atribui valores, significados, regras de convivência, regras morais e hierarquia.

COMUNICAÇÃO = comum + ação

Efeito sobre o outro

“Para falar de comunicação, é preciso também levar em conta os 3 campos em que ela se realiza. O mais visível, que mudou de modo mais espetacular é o campo técnico. O segundo, em plena expansão, diz respeito à economia. O terceiro, o menos visível, mas o mais importante ao longo tempo diz respeito à dimensão social e cultural da comunicação”. (Wolton)

A comunicação de massa no Brasil

No início do século XX, a comunicação de massa do Brasil era feita pelos jornais, pois outros meios de comunicação como o rádio e a televisão ainda não tinham sido inventados. Os jornais eram:
• pouco acessíveis, porque poucas pessoas sabiam ler
• tinham textos longos
• não tinham fotos
• as pessoas que escreviam tinham também outras profissões, porque as escolas de jornalismo ainda não tinham sido criadas
• quem escrevia podia colocar a sua opinião livremente
• era aceitável usar pseudônimos

Na década de 1920, os jornais passaram por mudanças técnicas, com a implantação de máquinas de escrever, que agilizaram o processo de produção de notícias.
Na mesma época, chega ao Brasil o rádio. No começo, ele limitava-se a transmitir apenas conteúdo de entretenimento. Este veículo democratizou o acesso às notícias, pois chegou às pessoas que não podiam ler. Porém, para se conseguir uma estação de rádio, é necessária uma concessão do governo.
O rádio é mais barato que o jornal para ser transmitido, já que não precisa de impressão e papel.
Foi criada, então, a lei de imprensa, em 1923.
A partir daí, os jornalistas eram obrigados a assinar o que escreviam, tinham responsabilidades sucessivas e penas de prisão e multa para quem cometesse algum abuso, como a difamação de pessoas públicas.
Essa lei era repressiva, pois não podiam escrever nada que ofendesse o presidente da República e chefes de Estados estrangeiros.

A TV no Brasil

Em 1950, é inaugurada a primeira emissora brasileira de televisão, a TV Tupi. O responsável por isso foi o magnata Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados.
Esse foi o primeiro e maior conglomerado de mídia da história do Brasil. Em outras palavras: MONOPÓLIO!
A TV mudou definitivamente a maneira como as pessoas se comunicavam. Muita gente achou que o rádio fosse acabar, porque seria substituído por esse novo veículo que impressionava a todos. Mas, como sabemos, isso não aconteceu. O que aconteceu foi que os meios de comunicação tiveram que se adaptar para que todos eles tivessem sua função na sociedade.
Para adaptarem-se à linguagem da televisão, os jornais tiveram que mudar a maneira como eram organizados:
• mais fotos
• textos mais agradáveis de ler
• diagramação que atraísse o olhar

O rádio também foi mudando, quando as rádio novelas passaram para a televisão. O rádio passou a ser responsável por notícias mais instantâneas.

Internet

Os primeiros embriões da internet chegaram ao Brasil em 1988, e o acesso se tornou público em 1995

Democratização

Não precisa de concessão pública nem autorização para fazer um blog. A liberdade é bem maior e a circulação de informações é infinita.
Internet: nunca se leu tanto quanto hoje.
“O pior é que ouço falar que o jovem de hoje não lê. E quem costuma dizer isso é o professor da geração anterior. Nunca se leu e se escreveu tanto quanto hoje. Pessoas na faixa dos 50 anos, que não pegavam na caneta ou na máquina de escrever há duas ou três décadas, agora mandam e-mail, recebem torpedos no celular. Há mesmo uma explosão da escrita.”
(Carlos Costa – doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)
Os meios nao vao extinguir uns aos outros, todos tem espaço se souberem se adaptar.

Bibliografia:
WOLTON, Dominique. É preciso salvar a comunicação. Sao Paulo: Paulus, 2006
COSTA, Carlos. Nunca se leu tanto quanto hoje. Gazeta do Povo – 14/02/2009
ANJ – Cronologia dos meios de comunicação. www.anj.org.br
Intervozes – Levante sua voz – Vídeo Youtube http://www.youtube.com/watch?v=gr6qFODxkAA

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