Quem somos

Coordenador

Mário Messagi Jr.
Jornalista, formado pela UFPR em 1992. Fez mestrado em Letras/Lingüística na UFPR, na área de análise do discurso bakhtiniana. Defendeu a tese de doutorado na Unisinos, na área de Ciências da Comunicação, com tese sobre história da imprensa no Brasil no século XIX. É professor do Departamento de Comunicação da UFPR desde 1997. Ministra as disciplinas de Teoria da Comunicação, Teoria do Jornalismo, Ética e Legislação Jornalística e Jornal Laboratório. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná de 2000 a 2003. Atualmente, é assessor de Comunicação e Marketing da UFPR.

Orientador

Toni André Scharlau Vieira
Jornalista, Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor adjunto no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou em várias instituições de Ensino Superior em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul desde 1990. Seus focos de pesquisa estão voltados para a produção Jornalística e suas interfaces com práticas profissionais e repercussões sociais. Dialoga com a Educação, principalmente, com a idéia de educar para o consumo da mídia. Desenvolve propostas de cursos livres e Pós-Graduação Latu Sensu para ampliar as percepções de que os meios precisam ser melhor entendidos para que a sociedade possa crescer com eles e, ao mesmo tempo, exigir maior qualidade na produção e veiculação.

Bolsistas

Bruna Bill
Formada em Jornalismo pela UFPR em 2008. Trabalhou em diversas áreas como reportagem, meio ambiente e educação e sempre acreditou no seu dever de contribuir para uma sociedade mais informada e assim, mais responsável e cidadã. Acredita que o Projeto Nossa Mídia  será uma grande oportunidade para trazer os meios de comunicação para a realidade das comunidades e democratizar o uso da mídia como forma de emancipação social e cultural.

Lucas Gandin
Formado em Jornalismo em 2005 e em Relações Públicas em 2008 pela UFPR. É “calouro” do Mestrado em Comunicação e Sociedade da UFPR. Já trabalhou com assessoria de comunicação e imprensa. Fez estágio na UFPR e nos Correios e atualmente trabalha com ensino de língua portuguesa, compreensão e produção de texto. Já ministrou oficinas de teoria fotográfica e diagramação e layout.

Michele Torinelli
Formada em Jornalismo pela UFPR em 2008. Trabalhou em produções de curta-metragens, edição de vídeo para televisão e faz parte do Coletivo Soylocoporti. Desde o início da faculdade se interessou por questões sociais, participando de fóruns e vivências em busca de alternativas ao atual panorama social. Entende o jornalismo como uma ferramenta para colocar em discussão assuntos de interesse coletivo. Acredita na educomunicação como um importante facilitador para a autodeterminação.

Aline Michalski
Estudante do quinto período de Jornalismo da UFPR e do segundo período do curso de Tecnologia em Processos Ambientais da UTFPR. Sempre encarou o jornalismo como um serviço prestado à sociedade. Vislumbrou, assim, nesse projeto, a possibilidade de auxiliar na formação de uma população crítica e apta a utilizar os conteúdos divulgados pelos meios de comunicação de acordo com sua própria demanda. A vivência de novas realidades e o conhecimento e experiência adquiridos são para ela outros enormes atrativos do projeto.

Bruno Barbosa Calzavara
Estudante do quinto período de Jornalismo na UFPR. Fez estágio na Ciranda – Central de Notícias da Criança e do Adolescente. Tem interesse na área de educomunicação e em projetos que envolvam o trabalho com comunidades e a vivência com diferentes realidades. Gosta da ideia de transmitir conhecimento e, desta forma, crescer como pessoa.

Luiza Barreto
Estudante do terceiro período de Jornalismo na UFPR. Já fez intercâmbio no Chile e atualmente trabalha também como fotógrafa de eventos.

Cássia Laiz Marocki
Estudante do terceiro período do curso de Jornalismo da UFPR. Fez parte de um grupo voluntário de jovens ligado à Pastoral da Criança que atende comunidades carentes. Acredita que utilizar a mídia como forma de educação é essencial para o desenvolvimento de indivíduos críticos e conscientes.

Juliana Almendra Blume
Estudante do terceiro período do curso de Jornalismo da UFPR. Fez programa de intercâmbio nos Estados Unidos, quando teve contato com pessoas de vários países e culturas. Tem interesse por essa troca cultural e por isso acha que o projeto pode trazer um crescimento nesse sentido.

Logomarca Projeto Nossa Mídia

Juliana Deslandes –
Designer grafico e Ilustração –
judesla@gmail.com
41 9613 6229
www.flickr.com/judesla

Anúncios